Os cuidados com a pele do recém-nascido



A pele do recém-nascido adapta-se rapidamente ao ambiente externo seco e amadurece gradualmente, ao longo da infância, para cumprir o seu papel protetor de barreia.


O vérnix caseoso protege a pele do bebê contra infecções, além de promover hidratação. Dessa forma, caso não haja contra-indicação médica, o primeiro banho do recém-nascido deve ser adiado, até que se obtenha a estabilidade térmica. - o recomendado é que não seja feito antes das primeiras 24 horas de vida.


O recomendado é o banho de imersão, pois promove menor perda de calor – deve ser feito em um Temperatura da água de 37°C e não deve durar mais de 10 minutos. Utilizar produtos de limpeza próprios para bebês e tentar deixar o vérnix o mais intacto possível.


O Coto umbilical deve ser mantido limpo e seco – o uso tópico de álcool a 70% NÃO é mais recomendado. Nos casos de parto domiciliares, aonde não são utilizados materiais estéreis no clampeamento do cordão umbilical, pode ser usado solução ou gel de clorexidina a 4%, 1 vez ao dia.


Os hidratantes, próprios para a pele do bebê, podem ser usados após o banho. A aplicação deve ser cuidadosa, evitando-se acúmulos nas dobras.


A limpeza da região de fraldas deve ser realizada suavemente, com algodão embebido em água. Lenços umedecidos podem ser uma opção, caso não haja água disponível, desde que sejam próprias para o bebê e não contenham irritantes para a pelem como fragrâncias ou álccol. Os cremes de barreira devem ser aplicados após cada troca de fraldas. Se não houver resíduos de fezes, eles não precisam ser removidos totalmente.


A produção de melanina nas crianças é pequena e, por isso, elas são mais suscetíveis aos danos causados pela radiação ultravioleta. Dessa forma, lactentes com menos de 6 meses não devem ser expostos diretamente ao sol, principalmente nos períodos de pico – entre às 10 e 16h. Caso necessário, utilize as barreiras mecânicas, como sombrinha, guarda-sol, boné e roupas de proteção. A partir dos 6 meses, o bebê também poderá utilizar protetores solares próprios para a idade – os que contém óxido de zinco e o dióxido de titânio.